sexta-feira, 5 de agosto de 2011

História da Natação

Antiguidade

Primeiras Manifestações da Natação: Egipto, Creta, Líbia, Fenicha, China e Japão

A natação é tão velha quanto o surgimento do Homem, ela acompanha a evolução da espécie humana, não se conhecem dados que determinam a exactidão de quando e onde surgiu a modalidade. Devido a esta relação entre o Homem e a Natação podemos considerá-la um fenómeno social.
A origem da natação associa-se a resposta positiva do Homem nas suas necessidades  naturais de locomoção, defesa e alimentação. No seu quotidiano, o homem encontrava várias barreiras, como de se defender de animais ferrozes fugindo da terra para o meio aquático e vice-versa, uma das principais características da antiguidade é a pesca e a caça, o Homem fazia-se a este meio a busca de alimentos, o que com várias experiências amargas e boas ele acabou desenvolvendo as habilidades de nado.

Egipto

Os homens migravam pela Europa, África e Ásia, desde o começo da era quaternária e, com o passar dos anos é que realmente formam as primeiras civilizações, no sudeste do Mediterrâneo, no rio Nilo e na Mesopotânea. Assim a Civilização Egípcia foi uma das primeiras a surgir e uma das pioneiras na prática da natação. Os homens e mulheres, nadavam nas margens do Rio Nilo.
A prova que demonstra a existência desta actividade no Egipto, é o Jeroglífico encontrado em Nagoda, no templo do Vale dos Reis, que datam aproximadamente do 3000 a.c, numa ilustração de um homem nadando Crawl. Outros testemunhos, são de um bajorrelieve, que mostram várias pessoas tentando escapar de diversos perigos aquáticos e uma cerâmica em que um jovem nada com pernas extendidas, fazendo braçadas e a cabeça por fora da água. Esta última prova artística está conservada até os nossos dias no Museu de Louvre na França.
A Índia também praticou a natação na antiguidade, precisamente uma das suas obras mais famosas daquele tempo que se alastra até aos dias de hoje, é o Kamasutra ( a arte de amar), donde se refere o domínio de 64 artes adequadas as mulheres, e dentro das quais incluía a natação, además se assegura que os jogos aquáticos, eram muito apropriados para fazer  sexo.

Creta

A civilização Cretense foi uma das primeiras a  existir , contribuindo para o desenvolvimento de outras civilizações. Os habitantes da Ilha de Creta desenvolveram a natação a bastante tempo atrás, dedicavam-se ao mergulho, onde utilizavam buceo(espanhol)  para a extração esponjas(espanhol), conchas, corais e pérolas, para a comercialização desde a primeira metade do 3 milénio a.c.
Os Cretenses faziam jogos do tipo caça ao tesouro no fundo do mar e o mergulhador que trouxesse tesouros era considerado herói. Estes segredos de submersão foram herdados pelos povos Prehelenos ( Helenos de Hélade, povo pré Grego ), Gregos e Fenícios. Os Fenícios ( actual Líbano ) foram consumados nadadores, por sua condição de navegadores por excelência e, ainda era pré-requisito como marinheiro ser “um bom nadador”.

2 comentários:

  1. Estou despertado pela história de natação mas então esperava particulmente o surgimento da natação em Moçambique

    ResponderEliminar